Brasil

Ciência das Plantas ** Agricultura, Horticultura & Floresta ** Melhoramento Vegetal ** Proteção das Plantas
Luz solar em Açúcares ** Alimento & Nutrição ** Conservação Ambiental ** Redução dos efeitos das Alterações Climáticas ** Bioprodutos Inteligentes
Biodiversidade ** Sustentabilidade ** Recursos Renováveis
Educação & Arte
O quarto Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas - "Fascination of Plants Day 2017” está sendo organizado sob a coordenação da European Plant Science Organisation (EPSO). Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio pelas plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e da produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, a silvicultura e a produção de bens não-alimentícios, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

Todos estão convidados a aderir a esta iniciativa!

Convidamo-lo desde já a organizar no dia 18 de maio de uma atividade fascinante relacionada com as plantas, atraindo e interagindo com o público. O dia 18 de maio deverá ser o principal Dia do Fascínio das Plantas e a maioria dos eventos deverão organizados neste dia. Contudo, se não for possível, os eventos poderão ser organizados em qualquer dia da mês de maio. Para isso, basta contactar o seu Coordenador Nacional para discutir, ter acesso e obter mais informações sobre o projeto conjunto "Fascination of Plants Day”. O logótipo do “Fascination of Plants Day” pode ser descarregado livremente a partir do “PR-toolbox” nesta página (ver “Main Menu”) e deve ser utilizado em todos os documentos, páginas web, cartazes, panfletos e outras publicações relacionadas com este dia.

Convidamos todos a juntarem-se a nós, desde escolas a horticultores e todos aqueles que sintam poder contribuir para esta iniciativa. Internacionalmente, muitas instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas, participaram no “Fascination of Plants Day 2012, 2013 e 2015”, com uma variedade de eventos inspirados nas plantas, para toda a família – para aceder aos eventos realizados em 2012 e 2013 em Brazil, basta clicar em “Countries”, depois em “Brazil” e seguidamente em “História de Sucesso”. Os meios de comunicação social são mais uma vez convidados a associar-se a esta iniciativa. Cientistas, agricultores, políticos e industriais deverão disponibilizar-se para discutir com eles a investigação mais recente, os últimos avanços no mundo da ciência das plantas e todas as novas aplicações que esta ciência pode oferecer.

A iniciativa “Fascination of Plants Day” será baseada numa série de eventos em espaços públicos, teatros, cafés, praças centrais e parques, projetados para pôr todas as pessoas a pensar sobre as plantas.

As plantas são fascinantes! A partir de uma pequena semente, lançada ao solo, muitas vidas verdes podem surgir, desde pequenas ervas até grandes árvores, ou desde flores ornamentais às culturas de que todos os animais e seres humanos precisam para sobreviver neste planeta. Os biólogos estimam que o número total de espécies de plantas deve ser cerca de 250.000. Esperamos, com esta iniciativa conjunta, voltar a semear muitas sementes virtuais capazes de germinar na mente coletiva da opinião pública Europeia e Mundial, lembrando a importância da investigação em plantas para a paisagem social e ambiental, agora e no futuro.

Estas instituições vão participar no "Fascination of Plants Day 2017 ". Se você também quiser aderir a esta iniciativa, basta contactar o seu coordenador nacional.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Porto Alegre
www3.pucrs.br/portal/page/portal/ima/Capa/
Facebook.com/imapucrs/
www3.pucrs.br/portal/page/portal/ima/Capa/promata

  • -- Plantas Fascinantes do Pró-Mata
    O Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata (CPCN Pró-Mata) é uma área da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) de extrema relevância para a conservação da biodiversidade. Preparamos uma exposição de fotos de algumas plantas nativas na área do CPCN Pró-Mata que são interessantes sob os mais diferentes aspectos. As fotos estarão acompanhadas de informações sobre as plantas e algumas delas também por espécimes preservados.
    The PRÓ-MATA Center for Research and Nature Conservation (CPCN Pró-Mata) is a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) area that is extremely relevant for biodiversity conservation. We prepared a photograph exhibition of some local native plants that are interesting from several points of view. The photos will be accompanied by informations about the plants and some of them also by a preserved specimen.
    - exhibition
    - 18 a 26/05/2017
    - Library main hall
    Destinatários: Todos
    o organizador | a organizadora : Cristiane Follmann Jurinitz cristiane.jurinitz@pucrs.br

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Porto Alegre
www3.pucrs.br/portal/page/portal/ima/Capa/
Facebook.com/imapucrs/

  • -- Plantas Fascinantes do Campus da PUCRS
    O campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) possui uma área superior a 55 ha com prédios e instalações entremeados por vegetação, na sua maioria organizados em jardins. Considerando-se apenas as espécies lenhosas, são mais de 200 espécies já catalogadas, dentre as quais há diversas nativas. Planejamos uma caminhada por entre estes interessantes jardins, para que o público possa se surpreender com as fascinantes plantas que fazem parte deste ambiente urbanizado. Ao longo desta caminhada serão realizadas paradas planejadas para intervenções sobre aspectos peculiares das plantas observadas.
    The campus of Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) has more than 55 hectars of area with buildings surrounded by vegetation, the majority organized in gardens. The woody flora already cataloged is greater than 200 species, including several native plants. We planned a walk among these interesting gardens, so that the public can be surprised by the fascinating plants that are part of this urbanized environment. Along this walk will be held planned stops for interventions on peculiar aspects of the observed plants.
    - guided tour
    - 18/05/2017
    - Campus PUCRS
    Destinatários: Todos :
    o organizador | a organizadora : Cristiane Follmann Jurinitz cristiane.jurinitz@pucrs.br